Jesus, o amigo dos pecadores
Esboço de Pregação Expositivo em Mateus 11:16-19 – Mas, a quem assemelharei esta geração? É semelhante aos meninos que se assentam nas praças, e clamam aos seus companheiros, E dizem: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamo-vos lamentações, e não chorastes. Porquanto veio João, não comendo nem bebendo, e dizem: Tem demônio. Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos.
Introdução de Mateus 11:16-19
Dizem que o cachorro é o melhor amigo do homem. Não importa o que você faça com ele, ele continua te amando da mesma forma. Há momentos em que estou em desacordo com todos em casa, mas nossa cachorrinha vem e me lembra que ainda se importa comigo. Se você tivesse um milhão de dólares e um cachorro, teria um milhão de “amigos” e um cachorro. Se perdesse o milhão e não tivesse mais nada, esses “amigos” sumiriam, mas o cachorro continuaria ao seu lado. Ele não se importa com dinheiro, títulos, posição ou privilégios. Tudo o que ele quer é o privilégio de estar perto de seu dono. Se você chamar seu nome, ele fica feliz. Se você fizer um carinho, ele acha que está no paraíso. Seu amor é desinteressado e eterno. Ele é tão constante em seu amor quanto o sol em seu curso pelo céu. Entre todos os animais da criação de Deus, não há maior amigo do homem do que o cachorro.
Infelizmente, a maioria das pessoas não experimenta esse tipo de devoção nas amizades humanas.
Em nossa jornada pela vida, fazemos e perdemos amigos. É assim que as coisas funcionam! Agradeça a Deus pelos amigos que você tem e ore por aqueles que já não estão mais por perto. Mas, enquanto caminha, lembre-se de que há um Amigo que supera todos os amigos que você fará ou perderá ao longo da vida. Ele foi chamado de “amigo dos pecadores” por Seus inimigos. Em toda a Bíblia, não há nome mais doce dado ao Senhor Jesus Cristo do que este. Ele é o Amigo dos que não têm amigos!
Ao olharmos para a Palavra de Deus, encontramos a palavra “amigo” muitas vezes. Em vários desses textos, a Bíblia nos dá uma definição do que é um verdadeiro amigo. Hoje, quero aplicar o teste da Palavra de Deus ao Senhor Jesus e mostrar que Ele é o Amigo dos pecadores! Observe algumas características que comprovam essa verdade.
I. João 15:12-13 – UM VERDADEIRO AMIGO SE SACRIFICA
“12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. 13 Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a vida pelos seus amigos. 14 Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.”
A. Talvez você tenha um amigo por quem faria qualquer coisa. Ou talvez tenha tido a sorte de ter um amigo que faria qualquer coisa por você. Se sim, alegre-se, pois um amigo assim é raro!
B. Esses versículos nos ensinam que Jesus nos amou tanto que foi capaz de morrer em nosso lugar na cruz. Mesmo quando éramos Seus inimigos e perdidos em pecado, Ele ainda assim morreu por nós (Romanos 8:7; 5:6-8).
C. Muitos pensam que precisam de um amigo com dinheiro, poder, prestígio ou influência. Mas, na verdade, o pecador precisa de um Amigo que possa salvá-lo de seus pecados e livrá-lo do inferno. Jesus, e somente Jesus, é esse Amigo! Milhares poderiam ter morrido, mas nenhum outro poderia pagar o preço pelo pecador. Jesus morreu para que os pecadores pudessem viver nEle! O justo morreu pelos injustos. Jesus provou que Ele é o melhor Amigo do pecador!
II. Provérbios 17:17 – UM VERDADEIRO AMIGO AMA
“O amigo ama em todos os momentos; e para a angústia nasce o irmão.”
A. Uma característica da verdadeira amizade é um amor que não é afetado por problemas, mal-entendidos ou palavras duras. É um amor que transcende tudo isso e continua a funcionar como se nada tivesse acontecido. Um amor assim entre dois amigos humanos é quase inexistente!
B. Jesus, por outro lado, demonstra esse tipo de amor sem vacilar! Veja Sua promessa em Jeremias 31:3: “Com amor eterno eu te amei.” O termo desse amor é a eternidade. Não há nada que o homem possa fazer para alterar o amor de Deus por ele. Mesmo sendo indignos e profundamente falhos, Ele nos ama com um amor incondicional e eterno! (Romanos 8:31-39).
C. Jesus é um verdadeiro Amigo porque nos ama incondicionalmente. Ele não coloca limites em Seu grande amor por nós. Se você não se lembrar de mais nada em nenhum sermão, lembre-se disso: “Deus te ama!”
III. Provérbios 18:24 – UM VERDADEIRO AMIGO É FIEL
“O homem que tem muitos amigos pode vir à ruína, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.”
A. Todos nós já fomos traídos por alguém que pensávamos ser nosso amigo. Isso nunca é fácil, e a dor nunca desaparece completamente. Mas que alegria é encontrar um amigo que não nos abandona nos momentos difíceis!
B. Jesus é um Amigo fiel. Nunca chegará o dia em que Ele não estará ao nosso lado para nos guardar, guiar e confortar. Ele é um Amigo que “chega mais perto do que um irmão”!
C. Além de nos confortar nos momentos de tristeza, Jesus nos prometeu que estará conosco até o fim de nossa jornada (Hebreus 13:5; Mateus 28:20). Ele também nos enviou o Espírito Santo, que realiza um ministério maravilhoso de consolo em nossas vidas (João 14:16-18).
IV. Mateus 11:19; Lucas 19:7 – UM VERDADEIRO AMIGO ACEITA
“Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos.”
“E, vendo isso, todos murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.”
A. Nessas passagens, as pessoas criticavam Jesus por passar tempo com pessoas de má reputação. Graças a Deus por aqueles que nos amam, apesar de nossas falhas.
B. Jesus nos ama como somos. Ele não pede que mudemos antes de nos amar. Ele simplesmente nos ama (Salmo 103:14).
C. Isso não é desculpa para viver uma vida de pecado. Jesus espera que Seus filhos vivam em santidade. Mas, quando falhamos, Ele não nos descarta. Ele nos alcança em nosso momento de necessidade e nos lembra que ainda nos ama.
D. Ele nos ama apesar de nossas falhas! Nunca precisamos conquistar Seu amor. Segundo as Escrituras, somos “aceitos no Amado” (Efésios 1:6).
V. Provérbios 27:6 – UM VERDADEIRO AMIGO CORRIGE
“Fiéis são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos.”
A. Raro é o amigo que te confronta com amor quando você erra. Um amigo que te corrige é um verdadeiro amigo!
B. Jesus é um Amigo que nos corrige quando estamos errados (Hebreus 12:6-11).
VI. Mateus 26:50 – UM VERDADEIRO AMIGO PERDOA
“Jesus, porém, lhe disse: Amigo, para que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus e o prenderam.”
A. Em qualquer amizade, haverá momentos em que os sentimentos serão feridos. Feliz é o amigo que tem o poder de perdoar e esquecer.
B. Jesus é um Amigo que perdoa! Quantas vezes falhamos e, como o filho pródigo, voltamos para Ele arrependidos? Quando o fazemos, encontramos um Amigo que nos ama apesar de nossas falhas (1 João 1:7-2:1).
VII. João 15:15 – UM VERDADEIRO AMIGO É ABERTO
“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.”
A. Há poucos amigos com quem podemos compartilhar nossos segredos mais profundos sem medo de que sejam espalhados.
B. Jesus é esse Amigo! Podemos contar qualquer coisa a Ele, e Ele nunca trairá nossa confiança (1 Pedro 5:7).
C. Sua amizade é uma via de mão dupla. Assim como Ele deseja que confiemos nEle, Ele também deseja compartilhar Suas verdades conosco. Ele tem um plano para nossa vida e nos guiará nessa verdade se estivermos dispostos a caminhar com Ele como um amigo (João 13:16).
Conclusão de Mateus 11:16-19
Robert Louis Stevenson contou a história de duas irmãs em Edimburgo que, após uma briga, dividiram seu apartamento com uma linha de giz no chão, vivendo em silêncio hostil por anos. Que tolice!
É triste quando isolamos áreas de nossas vidas e não permitimos que Jesus entre nelas. Ele deseja ser nosso Amigo. Se abaixarmos nossas defesas e O permitirmos entrar, Ele será o melhor Amigo que já tivemos.
Sim, Jesus é o Amigo dos pecadores. Mas até que ponto isso é verdade em sua vida? Convido você a vir a Ele hoje e buscar Sua amizade. Ele já é seu Amigo.
Esboço de Pregação Expositivo em Mateus 11:16-19 – Mas, a quem assemelharei esta geração? É semelhante aos meninos que se assentam nas praças, e clamam aos seus companheiros, E dizem: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamo-vos lamentações, e não chorastes. Porquanto veio João, não comendo nem bebendo, e dizem: Tem demônio. Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos.