Nem todos se afastam
Esboço de Pregação Expositiva em João 6:60-71 – Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isso, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? Sabendo, pois, Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam a respeito disso, disse-lhes: Isto vos escandaliza? Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do Homem para onde primeiro estava?
Introdução de João 6:60-71
Todo ministério enfrenta tempos difíceis. É inevitável! Haverá altos e baixos. Em meio a tudo isso, poucos líderes ministeriais fazem algo para perder apoiadores. Na verdade, aqueles chamados para posições de liderança na igreja e em outros ministérios cristãos fazem tudo para garantir o sucesso contínuo e o crescimento do ministério.
Em João 6, Jesus parece fazer tudo para afastar as pessoas do Seu ministério. Evidentemente, Ele não leu alguns dos livros que eu li sobre liderança e sucesso ministerial. Quer dizer, enquanto sempre tentamos encontrar uma campanha de “ampliação” bem-sucedida, Jesus realizou uma campanha de “redução” bem-sucedida! Quando o capítulo 6 começa, Jesus tem mais de 5.000 pessoas O seguindo e ouvindo-O. Quando o capítulo termina, Ele tem apenas 12 homens com Ele—e um deles nem mesmo está salvo.
Se Jesus está fazendo algo nestes versículos, é um chamado ao compromisso. Ele sabe que muitos desses seguidores estão ali apenas por interesse carnal. Jesus lança o desafio e exige que cada um daqueles seguidores se comprometa com Ele e somente com Ele. Seu chamado ao compromisso tem um duplo resultado:
- Clarifica Seu chamado, missão e ministério para os que O seguiriam.
- Purifica as fileiras de Seus discípulos, eliminando efetivamente a maioria daqueles que não eram genuínos em sua fé ou compromisso.
Nossos versículos revelam Jesus declarando claramente a verdade sobre Si mesmo e Seu ministério. Aqui, vemos milhares de pessoas virando as costas para Ele e se afastando. Depois que as multidões partem (v. 66), Jesus imediatamente Se volta para Seus 12 discípulos (v. 67) e pede que eles também façam um compromisso pessoal. Quase podemos ouvir Seu coração se partir quando Ele pergunta: “Vocês também querem ir embora?”
Amigos, vivemos em uma hora em que muitos estão se afastando das coisas do Senhor. Isso não deveria nos surpreender, pois é exatamente o que a Bíblia disse que aconteceria nos últimos dias. Somos informados de que haverá uma “apostasia” (2 Tessalonicenses 2:3). Também nos é dito que, nos últimos tempos, os homens “terão aparência de piedade, mas negarão o seu poder” (2 Timóteo 3:5). Ainda assim, quando vemos isso acontecer ao nosso redor, ficamos surpresos. Chocados!
Creio que os versículos que lemos esta manhã lançam alguma luz sobre esse problema. Há algumas percepções neste texto sobre por que as pessoas tomam as decisões que tomam em relação à sua caminhada com o Senhor. Permita-me compartilhar algumas delas com vocês enquanto consideramos o tema: Nem Todos Se Afastam.
I. V. 60-66 → NEM TODOS CONSEGUEM LIDAR COM A VERDADE
(O fato é que, embora nem todos se afastem do Senhor, alguns o fazem. Por quê? Se tomarmos esta passagem como resposta, fica claro que nem todos conseguem lidar com a verdade.)
A. À medida que este capítulo se desenrola, fica cada vez mais claro que a dúvida, a suspeita e a hostilidade contra o Senhor Jesus estão aumentando. Essas pessoas que queriam fazê-Lo rei depois que Ele as alimentou (v. 15) não querem mais nada com Ele depois de ouvirem Sua mensagem (v. 26-65).
B. Por que a mudança? Jesus lhes disse a verdade, e eles não conseguiram lidar com ela! Observe
Suas declarações:
- Ser o Caminho da Salvação (v. 29).
- Ser o Filho de Deus (v. 32).
- Ser Superior a Moisés e ao Maná (v. 35; 49-58).
- A Salvação Ser uma Questão de Fé Somente (v. 35-40; 63).
- Sem a Intervenção de Deus, Eles Não Poderiam Crer (v. 44; 65).
C. Quando a verdade nos é revelada, há apenas duas reações possíveis:
- Recebê-la (quando reconhecida como verdade).
- Rejeitá-la (por vários motivos):
- Alguns não a entendem
- Nicodemos pensou que Jesus estava falando de ginecologia, mas Ele falava do novo nascimento.
- A mulher no poço pensou que Jesus estava falando de encanamento, mas Ele falava de Si mesmo, a Água da Vida.
- O homem no tanque de Betesda pensou que Jesus estava falando de uma missão de resgate, mas Ele falava de colocar fé em Jesus.
- Essa tendência continua hoje! É por isso que as pessoas se unem à igreja e são batizadas sem nunca serem salvas. É por isso que a Palavra de Deus é tão ofensiva para muitos. Eles entendem mal a verdade e, como resultado, a rejeitam.
- Alguns se opõem a Ela
- À medida que Jesus Se revelava e Suas demandas neste texto, os judeus estavam em constante e crescente oposição (v. 41-42; 52; 60).
- Os judeus não conseguiram aceitar Sua divindade, Sua morte iminente ou Suas reivindicações de senhorio. Eles se opuseram a Ele em todas as frentes!
- O mesmo acontece hoje: muitos se opõem às verdades da Bíblia e às reivindicações do Senhor Jesus Cristo. Seu chamado ao compromisso vai contra o desejo deles de viver para si mesmos e, como resultado, eles se encontram em oposição ao Senhor.
- Amigos, as reivindicações do Evangelho, da cruz e do sangue de Jesus são projetadas para ser ofensivas!
- Alguns são cegos a Ela
- Ao longo desta passagem, os judeus tinham esta abordagem para Jesus: “Mostre-nos, e creremos.”
- Eles já O haviam visto alimentar cinco mil com cinco pães e dois peixes (v. 5-13).
- Eles já haviam deduzido que Ele, de alguma forma milagrosa, atravessara o lago (v. 22-25).
- Ainda assim, eles eram cegos para Quem Ele era e o que Ele estava fazendo.
- Quando Ele fez Suas reivindicações e emitiu Seu chamado ao compromisso, eles foram incapazes de ver a verdade porque estavam cegos!
- O fato triste é este: todos os homens são cegos para a verdade até que seus olhos sejam abertos supernaturalmente pela intervenção de Deus (2 Coríntios 4:4; João 6:44; 65).
- É por isso que tantas pessoas rejeitam a verdade e abraçam a mentira—elas simplesmente são cegas para a verdade!
- Alguns querem a experiência, mas não a expectativa
- Essas pessoas seguiam Jesus porque Ele satisfizera seus apetites carnais (v. 1-15).
- Eles queriam mais do mesmo (v. 34).
- Na verdade, eles queriam que Jesus provasse que era maior que Moisés (v. 22-31).
- Eles procuravam algo que satisfizesse sua carne e os fizesse se sentir bem consigo mesmos.
- Eles queriam uma experiência! Queriam seguir o próximo rei. Queriam os milagres e o sensacional.
- Mas, quando Jesus começou a falar sobre Suas expectativas e emitiu um chamado ao compromisso, eles se afastaram dEle e foram embora.
- Por quê?
Eles queriam ser levados pela emoção do momento, sem compromisso.
A mesma mentalidade se desenvolveu dentro da igreja! Há muitos hoje que querem uma experiência religiosa, mas sem expectativas. Eles querem servir a Deus pelo que podem obter dEle, sem qualquer preocupação com Sua glória ou Sua vontade. Eles querem entretenimento e emoção sem o compromisso que vem com a proclamação da verdade. As igrejas que mais crescem hoje são aquelas que minimizam a doutrina bíblica e os requisitos da fé e enfatizam o entretenimento e a experiência.
Tudo o que você precisa para ter sucesso hoje como igreja é uma banda contemporânea, uma mensagem que não desafie a vida de ninguém, um programa juvenil que cuide das crianças enquanto os pais são embalados por uma religião “sensível” e desprovida da verdade!
(Nota: Pessoas que se afastam das coisas de Deus são egoístas! Elas só se preocupam consigo mesmas e como se sentem. Imagine como os discípulos se sentiram quando a multidão se afastou. Aqueles que ficam são sempre afetados negativamente por aqueles que escolhem se afastar.)
D. Nem todos conseguem lidar com a verdade! Às vezes, a verdade é dura! Às vezes, a verdade faz exigências em nossas vidas. Às vezes, a verdade é brutal e parece insensível. Mas a verdade é sempre verdadeira! É sempre certa e sempre perfeita. Nem todos conseguem lidar com a verdade! Você consegue?
II. V. 64, 70 → TODOS VIVEM EM UMA CASA DE VIDRO
(Outra percepção nesta passagem que precisa ser abordada é esta: Todos Vivem em uma Casa de Vidro. Simplificando, independentemente do que pensemos, não estamos escondendo nada do olhar do Senhor — Hebreus 4:13.)
A. Nesta passagem, vemos a verdade de que Jesus sabia por que as multidões O seguiam (v. 26-27, 64). Ele também conhecia os segredos mais profundos dos corações daqueles que pareciam mais comprometidos com Ele (v. 64, 70-71).
B. Quando o Senhor olha para sua vida, o que Ele vê? Ele vê compromisso absoluto e fé? Ou Ele vê uma vida que quer as experiências, mas falta o compromisso? A dura verdade é que Ele nos vê exatamente como somos! Ele nos vê de maneiras que nem mesmo podemos nos ver! Nada e ninguém está escondido de Seu olhar onividente hoje! Nem Zaqueu naquela árvore, nem Pedro junto ao fogo romano; nem mesmo os corações dos fariseus hipócritas, nem mesmo Judas Iscariotes, que estava entre os 12. (Ilustração: Até Judas enganou os outros 11 discípulos! Eles não sabiam que ele era uma farsa!)
C. Meus amigos, você e eu vivemos em casas de vidro esta manhã! Eu não posso ver seu coração, e você não pode ver o meu, mas Deus nos vê exatamente como somos. O que Ele vê quando olha para você? Amigos, podemos enganar uns aos outros, mas nunca enganaremos a Deus! Ele sabe onde você está espiritualmente esta manhã. Nunca houve um incentivo melhor para examinarmos cuidadosamente nossos corações.
D. Recentemente, tive uma conversa com um homem que tentava esconder sua falta de compromisso atrás de uma cortina de fumaça de desculpas. A conclusão é esta: diga o que quiser, mas há algumas pessoas que não querem servir ao Senhor. Elas não querem se comprometer com Sua vontade ou Sua obra, mas, ao mesmo tempo, querem os benefícios que podem obter por estar na igreja e entre o povo de Deus. Essas pessoas podem nos enganar, mas nunca enganarão o Senhor! Ele vê através de suas desculpas e da cortina de fumaça de mentiras que tentam esconder. Ele sabe o que está em seus corações e os responsabilizará por isso!
III. V. 67-69 → A FÉ GENUÍNA NÃO PODE SE AFASTAR
A. Quando os discípulos são questionados por Jesus se também O deixarão, Pedro responde pelo grupo. Ele expressa seu compromisso total e afirma que sabem que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e o caminho para a vida eterna. Pedro dera um passo que muitos em seu tempo não deram ou não puderam dar. Pedro fizera a conexão necessária entre as palavras de Jesus e o próprio Jesus.
Receber a Cristo é receber Sua Palavra. Receber Sua Palavra é recebê-Lo! Eles sempre andam juntos! Porque Pedro colocara sua fé em Jesus e em Sua Palavra, ele se tornara participante de duas grandes posses. Essas duas posses permitiram que Pedro fizesse um compromisso absoluto de sua vida com o Senhor Jesus Cristo. Essas duas posses são:
- Fé (“cremos”) — Uma convicção interior de que Jesus é Quem Ele afirma ser.
- Experiência (“e sabemos”) — Uma vida transformada, um coração cheio e um novo desejo e direção na vida são demasiadamente potentes para serem ignorados.
B. Pedro sabia como sua vida havia sido transformada, e isso foi o suficiente para que ele declarasse com confiança que não se afastaria! Oh, houve um tempo de fraqueza na vida de Pedro quando ele falhou com o Senhor. Ele virou as costas para Jesus por um tempo, mas não se afastou para sempre! Uma das melhores definições que já ouvi sobre o que um cristão realmente é foi esta: “Alguém que não pode se afastar!”
C. Uma vez que você sentiu o toque poderoso do Deus Todo-Poderoso, uma vez que você andou na luz de Sua glória, uma vez que você provou de Sua bondade e experimentou o Seu melhor, você nunca mais ficará satisfeito com substitutos e imitações! Você pode vagar por um tempo, mas, como o filho pródigo, você “cairá em si”. Você se lembrará de como era na casa do Pai e voltará para casa! Quando o fizer, Ele o receberá de braços abertos e com restauração perfeita.
D. O que devemos pensar daqueles que se afastam da verdade? E daqueles que escolhem o caminho da carne em vez do caminho da fé? E daqueles que rejeitam voluntariamente a verdade em favor da mentira? Creio que a Bíblia tem a resposta: “Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos” (1 João 2:19). Devemos amá-los e adverti-los, mas, quando sua decisão for tomada, devemos deixá-los nas mãos de Deus (Tito 3:10). Ao mesmo tempo, devemos examinar o nível de nosso próprio compromisso com o Senhor! Vamos nos certificar de que estamos onde Ele quer que estejamos, para que não nos tornemos rejeitados também.
Conclusão de João 6:60-71
Voltamos no final à pergunta que Jesus fez a Seus discípulos no início: “Vocês também querem ir embora?” Nem todos se afastam dEle! Na verdade, algumas pessoas fazem um compromisso total com o Senhor e com Sua vontade para suas vidas. Espero que esse seja você.
Por outro lado, algumas pessoas ouvem as reivindicações de Cristo e as demandas do Evangelho e simplesmente se afastam. Elas partem em busca de um acordo melhor, de algo mais agradável à sua carne. Nem todos se afastam—o que você fará?
Esboço de Pregação Expositiva em João 6:60-71 – Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isso, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? Sabendo, pois, Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam a respeito disso, disse-lhes: Isto vos escandaliza? Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do Homem para onde primeiro estava?
Mais Esboços de Pregação
- João 12:20-21 – Seus vizinhos querem ver Jesus
- Jesus a fonte – João 4:15-16
- Eu sou o caminho – João 14:6