Pular para o conteúdo

O temor do Senhor – Provérbios 1:7


Acesso Premium

O temor do Senhor

Esboço de Pregação Expositiva em Provérbios 1:7 – O temor do SENHOR é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

Introdução de Provérbios 1:7

O livro de Provérbios faz parte de uma seção da Bíblia conhecida como “Literatura de Sabedoria”. Os outros livros dessa seção são Jó, Salmos, Eclesiastes e Cantares de Salomão. O foco desses livros é instruir os homens nos caminhos do Senhor, em Seu serviço e em Sua adoração. O livro de Provérbios é uma coleção de ensinamentos de Salomão para seu filho, mostrando ao jovem como viver de maneira que agrade ao Senhor. Eu diria que todos nós precisamos desse tipo de instrução, não é mesmo?

Se há um versículo-chave que desvenda o poder e o propósito deste grande livro, é o que acabamos de ler. Se quisermos aprender sabedoria e conhecimento, isso deve começar com o temor do Senhor. Esse é um assunto que não é muito pregado em nossos dias, mas ainda é vital para a fé cristã. Precisamos entender o que significa temer ao Senhor.

Esse é um tema crucial no livro de Provérbios, sendo mencionado cerca de 18 vezes em suas páginas. No total, a frase “temor do Senhor” aparece 27 vezes na Bíblia. Se tanto ênfase é dada ao temor do Senhor, creio que precisamos entender o que isso significa e como podemos praticá-lo. Por isso, gostaria de dedicar alguns minutos para pregar sobre O Temor do Senhor. Creio que o Senhor deseja nos ensinar o que significa temê-Lo. Ele quer que você e eu cresçamos em nosso relacionamento com Ele e em nosso conhecimento d’Ele. E o conhecimento começa com o temor do Senhor.

I. UMA DEFINIÇÃO DO TEMOR DO SENHOR

A. O que a expressão “temor do Senhor” significa? 

Quando pensamos em “temor”, associamos a palavra a medo ou terror. O dicionário Webster define “temor” como “um sentimento de ansiedade e agitação produzido pela presença ou proximidade de perigo, mal, dor, etc.”. Para muitos, isso descreve a sensação que temos ao ver uma cobra, ao ir ao médico ou ao dentista, ou quando nos encontramos em uma situação de extremo perigo. É o medo do desconhecido. Certamente, não é essa a sensação a que o escritor de Provérbios se refere.

Em nossa linguagem moderna, a palavra “temor”, no contexto usado por Salomão, foi substituída por reverência, admiração, respeito profundo. O que o escritor deste livro está dizendo é que devemos ter uma profunda reverência e respeito pelo Senhor. Literalmente, devemos nos sentir maravilhados e humilhados por Sua presença.

B. O que significa, então, temer ao Senhor? 

Quando verdadeiramente tememos ao Senhor, reconhecemos que Ele é o Criador e nós somos as criaturas. Ele é o Mestre e nós somos os servos. Ele é o Pai e nós somos os filhos. Essa atitude se manifesta em nosso respeito por Deus, por Sua Palavra e em nosso desejo de fazer o que Ele nos ordena em Sua Bíblia. Podemos comparar esse tipo de temor ao que um filho tem por seus pais. 

Se o temor correto estiver presente, a criança sabe que seus pais podem discipliná-la em caso de desobediência, mas, acima desse temor, há o conhecimento de que a desobediência entristece os pais, e a criança os ama e respeita, não querendo magoá-los. Simplificando, o temor do Senhor é uma reverência profunda por Deus que leva as pessoas a desejarem agradá-Lo a todo custo.

C. Você descreveria sua vida como uma vida vivida no temor de Deus? 

O temor de Sua ira o motiva à santidade? O respeito por Ele e por Sua vontade o impulsiona à obediência e à piedade? Precisamos do temor do Senhor em nossas vidas!

II. OS BENEFÍCIOS DO TEMOR DO SENHOR

(Ilustração: De acordo com este livro, o temor do Senhor produzirá certos benefícios em sua vida e na minha. Quando tememos ao Senhor, certas coisas se tornarão evidentes.)

A. 1:7; 9:10; 15:33 – É o Princípio da Sabedoria

“O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução” (Provérbios 1:7).
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento” (Provérbios 9:10).
“O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade precede a honra” (Provérbios 15:33).

(Ilustração: O melhor lugar para começar a busca pela verdadeira sabedoria é no temor do Senhor. O verdadeiro temor do Senhor nasce do conhecimento de quão infinitamente poderoso, majestoso e cheio de bondade Deus é. Antes de alguém crescer no Senhor, ele deve primeiro aprender a temê-Lo.)

B. 3:7; 16:6 – Motiva as Pessoas à Santidade

“Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal” (Provérbios 3:7).
“Pela misericórdia e pela verdade, se expia a culpa; e pelo temor do Senhor os homens se desviam do mal” (Provérbios 16:6).

(Ilustração: Esses versículos nos dizem que o temor do Senhor promove uma vida santa. A pessoa que verdadeiramente reverencia e respeita o Senhor como deveria não fará nada que traga desonra, vergonha ou dor ao coração do Senhor. Pessoas que genuinamente temem ao Senhor fugirão do mal. A perspectiva de causar dor ao Senhor será grande demais para suportar!)

(Ilustração: Jó é um grande exemplo do que o temor do Senhor produzirá em sua vida, Jó 1:8.)

C. 10:27 – Prolonga a Vida
“O temor do Senhor aumenta os dias, mas os anos dos ímpios serão abreviados” (Provérbios 10:27).

(Ilustração: Isso não é uma promessa absoluta, pois muitas coisas podem acontecer ao longo da vida que podem nos tirar daqui em um instante. No entanto, de modo geral, aqueles que vivem no temor do Senhor têm maior probabilidade de viver até uma boa idade do que aqueles que vivem para a carne e para o mundo.)

(Ilustração: Aproximadamente 60% das doenças humanas podem ser rastreadas direta ou indiretamente ao medo, tristeza, inveja, ressentimento, culpa, ódio ou a qualquer número de estresses emocionais. Somando-se a isso a dor causada pelo álcool (cirrose hepática), tabaco (enfisema, câncer, doenças cardíacas) e imoralidade (doenças venéreas e AIDS), podemos ver que uma vida vivida no temor do Senhor, com obediência à Sua Palavra, resultará em uma existência muito mais saudável.)

D. 14:26 – Produz um Sentimento de Segurança

“No temor do Senhor há firme confiança, e os seus filhos terão um lugar de refúgio” (Provérbios 14:26).

(Ilustração: Quando caminhamos no temor do Senhor, podemos ter confiança de que Deus está ao nosso lado. Observe Romanos 8:31: “Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” A pessoa que caminha no temor do Senhor e vive de acordo com a Bíblia terá menos sentimentos de insegurança, abandono e medo. Haverá muito menos dúvidas sobre a salvação. O temor do Senhor produz uma forte sensação de segurança e comunhão íntima com o Pai. Esse é um benefício abençoado!)

E. 14:27 – Produz Vida

“O temor do Senhor é uma fonte de vida, para desviar dos laços da morte” (Provérbios 14:27).

(Ilustração: Quando caminhamos no temor do Senhor, somos espiritualmente mais fortes do que poderíamos ser de outra forma. O temor do Senhor é como uma fonte que jorra continuamente com vitalidade e força espiritual. Isso capacita o cristão a andar de maneira mais pura e próxima de Deus, evitando as tentações e armadilhas do diabo.)

F. 15:16 – Torna Toda a Vida Melhor

“Melhor é o pouco com o temor do Senhor do que grandes tesouros com inquietação” (Provérbios 15:16).

(Ilustração: Este versículo nos ensina que é melhor ter recursos limitados e estar na vontade de Deus do que ter muito e a inquietação que vem com isso. A conclusão aqui é que, quando você está na vontade do Senhor e caminha em Seu temor, então seu cuidado é responsabilidade d’Ele, Mateus 6:25-33; Filipenses 4:19. A vida cheia de “coisas” e riquezas é uma vida cheia de problemas. A vida vivida em fé e no temor de Deus é, literalmente, livre de preocupações.)

G. 19:23 – Produz Satisfação e Segurança

“O temor do Senhor conduz à vida; aquele que o tem ficará satisfeito e não será visitado pelo mal” (Provérbios 19:23).

(Ilustração: A pessoa que vive no temor de Deus será uma pessoa satisfeita. Ela terá um objetivo na vida: agradar ao Senhor, e esse objetivo será alcançado. Portanto, todas as suas necessidades serão supridas, e ela será feliz. Quando precisamos de outras coisas para nos fazer felizes, nunca seremos! 

Quando aprendemos a nos satisfazer no Senhor e no privilégio de caminhar em Seu temor, seremos permanentemente satisfeitos. Nada mais importará além do sorriso de Deus, e ele estará sobre nossas vidas. Observe que este versículo diz que esse tipo de pessoa não será visitada pelo mal. A pessoa que caminha no verdadeiro temor do Senhor nunca precisa temer o inferno, nem muitas das coisas que afligem o mundo ao seu redor. Por sua caminhada no temor do Senhor, ela traz o sorriso e a proteção de Deus para sua vida, Jó 1:10.)

H. 22:4 – Traz Grandes Bênçãos

“O galardão da humildade e do temor do Senhor são riquezas, honra e vida” (Provérbios 22:4).

(Ilustração: A pessoa que escolhe caminhar no temor do Senhor pode ter certeza de que essa decisão trará grandes bênçãos para sua vida. Haverá riquezas espirituais além da crença (paz, alegria, esperança, segurança, as promessas de Deus, a presença de Deus, etc.), haverá honra da parte do Senhor, e haverá vida abundante, João 10:10. O temor do Senhor produz a maior vida possível que qualquer pessoa pode viver. Não há vida melhor nesta terra do que uma vida vivida na vontade do Senhor!)

III. UMA DECISÃO RELACIONADA AO TEMOR DO SENHOR

A. Para colocar de forma simples, caminhar no temor do Senhor será uma decisão individual. Ninguém pode fazer isso por você. A decisão de viver uma vida ordenada em torno de um respeito reverente e santo por Deus é uma decisão que você deve tomar por si mesmo. Tudo o que posso fazer é dizer que decidir caminhar no temor do Senhor produzirá uma vida melhor aqui e resultará em uma vida grandemente abençoada pelo Senhor. Uma decisão de viver fora do temor do Senhor, ou seja, viver como você quer e para si mesmo, não trará as bênçãos de Deus, mas Sua disciplina para sua vida. Se você é salvo, nunca conseguirá escapar do pecado impunemente, Apocalipse 3:19.

B. Uma vida vivida no temor do Senhor será evidente. Se você O teme, então desejará honrá-Lo em tudo. Ele virá em primeiro lugar, e Sua vontade será primordial em sua vida. É fácil ver aqueles que caminham no temor do Senhor. A casa d’Ele é uma prioridade, a oração e as Escrituras são prioridades, tudo o que Deus diz em Sua Palavra toma precedência sobre a vontade e os desejos pessoais. O caminho do Senhor se torna o único caminho.

C. Da mesma forma, uma vida vivida fora do temor de Deus também é fácil de identificar. As coisas de Deus serão secundárias. Outras questões serão consistentemente colocadas à frente do Senhor, de Sua vontade e de Sua obra. Esse tipo de vida geralmente é cheio de problemas e dificuldades. Há mais tristeza e desastre em uma vida vivida fora do temor do Senhor. Essa não é a maneira como Deus planejou que a vida cristã fosse vivida!

Conclusão de Provérbios 1:7

Você entendeu melhor o temor do Senhor? Espero que sim e que você tenha permitido que o Espírito Santo falasse ao seu coração e que agora você fará o que o Senhor lhe disse para fazer. Se você sabe que não está caminhando no temor do Senhor como deveria, convido você a vir a este altar e lidar com essa necessidade hoje. 

Que o Senhor nos ajude a caminhar em reverência e admiração por Ele, Sua grandeza e Sua glória. Que Seu povo seja sempre um povo que teme ao Senhor e prova isso vivendo de acordo com Sua Palavra!

Esboço de Pregação Expositiva em Provérbios 1:7 – O temor do SENHOR é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.


Mais Esboços de Pregação


Don`t copy text!
Alguma dúvida?