Olhe para o Calvário
Esboço de Pregação Expositivo em Lucas 23:39-43 – E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.
Introdução de Lucas 23:39-43
Hoje, nosso mundo tem sua atenção focada em muitos lugares diferentes. Muitos olhos estão voltados para o Iraque, se perguntando o que vai acontecer. Muitas pessoas estão olhando para o Irã e a Coreia do Norte, se perguntando quando o martelo vai cair nesses lugares distantes. Outros estão observando Wall Street e a economia, esperando por uma recuperação. Há muitos lugares onde podemos focar nossa atenção nos dias de hoje. Claro, alguns desses lugares merecem parte do nosso tempo e atenção, enquanto outros podem não merecer.
Mas eu gostaria de sugerir a vocês hoje que o lugar onde todos os homens deveriam focar sua atenção é o lugar mais negligenciado pelo homem moderno. Poucas pessoas voltam seus pensamentos para um lugar chamado Calvário. Foi lá, naquela pequena colina, que a maior batalha de todos os tempos foi travada e vencida. Foi no Calvário que o pecado e Satanás foram derrotados, e a redenção e a justiça foram conquistadas para sempre. Foi lá que o Céu encontrou o Inferno na batalha mais espetacular já travada. Foi lá que o Céu reivindicou a vitória eterna sobre o Inferno para todos os que confiam em Jesus.
Hoje, gostaria de direcionar nossos pensamentos, nossos corações e nosso foco para o Calvário por alguns minutos. Quero olhar para alguns dos eventos que ocorreram no dia em que Jesus foi à cruz para morrer por você e por mim. Especificamente, quero examinar aquelas três cruzes e os homens que penduraram nelas. Gostaria que hoje olhássemos para o Calvário e víssemos os homens que morreram lá naquele dia.
Por que, você pode perguntar, deveríamos gastar nosso tempo considerando um evento que aconteceu há mais de dois mil anos?
A resposta para essa pergunta tem duas partes. Primeiro, ao olhar para o Calvário, podemos ver o que Jesus realizou lá por nós. Em segundo lugar, ao olhar para o Calvário, podemos ver os homens que morreram lá naquele dia e, ao vê-los, podemos nos ver refletidos neles. Se isso acontecer, estaremos em posição de participar do que Ele fez por nós lá; e, se já recebemos Jesus, podemos desfrutar ainda mais do que Ele fez por nós. Então, vamos dedicar um pouco de tempo hoje para olhar para as três pessoas que morreram no Calvário no dia em que Jesus morreu. Quero pregar sobre o tema: Olhe para o Calvário.
I. v. 39 – OLHE E VEJA UM PECADOR ENDURECIDO
A. Suas ações
Somos informados de que este homem é um “malefactor”. Essa palavra significa “fazedor do mal”. Ele era um homem perverso que violou a lei e está pagando por seus crimes com sua própria vida.
B. Sua zombaria
Somos informados de que este homem “blasfemava” contra Jesus. Essa palavra significa “falar mal de” ou “blasfemar”. Está no tempo “imperfeito”, o que significa que ele continuava blasfemando. Aqui está um homem que está morrendo, e tudo o que ele pode pensar enquanto morre é zombar, insultar e blasfemar o Filho de Deus.
O que desencadeou esse ódio intenso por Jesus? Foi a oração que Jesus fez no versículo 34? Ele ouviu isso e pensou: “Que tolice! Se esse homem é realmente o Messias, por que Ele não faz algo?” Ou ele simplesmente se juntou ao resto da multidão enquanto zombavam e ridicularizavam o Filho de Deus, v. 35-36? Qualquer que tenha sido sua motivação, esse pobre homem passou as últimas horas miseráveis de sua vida zombando do único que poderia ter salvo sua alma e o mantido fora do inferno.
C. Sua dúvida
Este homem revela a verdadeira natureza de sua atitude em relação a Jesus quando usa a palavra “se”. Ele está dizendo: “Eu acreditarei em Você se Você salvar a Si mesmo e a nós. Se Você é tão grande, por que não nos salva?” Suas palavras revelam um coração que não está convencido, não está preocupado e não está convertido. Suas palavras revelam o coração de um homem perdido!
(Nota: Olhamos para este homem e dizemos: “Que tragédia!” Mas espere um minuto; este homem não é diferente das multidões perdidas que vivem ao nosso redor hoje.
Ele é chamado de “malefactor”, mas poderia facilmente ser chamado de bêbado, prostituta, viciado em drogas, assassino ou membro de igreja perdido. Ele não era um pecador porque era um ladrão. Ele era um ladrão porque era um pecador! Ele fez o que fez porque era o que era! Nessa condição perdida, pecaminosa e condenada, esse homem não era diferente de qualquer outra pessoa neste mundo que não conhece Jesus Cristo como Salvador e Senhor, Romanos 3:10-23; Gálatas 3:22; Eclesiastes 7:20.
Ele passou seus últimos momentos negando que Jesus era o Messias. Ele passou seu tempo blasfemando o nome de Jesus. Mais uma vez, esse homem não é diferente das pessoas ao nosso redor hoje. Há muitas pessoas que não têm problemas em usar o precioso nome do Senhor em vão. Há muitos que não pensam duas vezes antes de usar o nome do Senhor como uma palavra de maldição ou como uma expressão comum. Há muitos que ridicularizam o nome de Jesus e O zombam, Sua igreja e Seu trabalho.
Há muitos que não acreditam que há um Deus ou que o homem precisa de um relacionamento com o Senhor Jesus Cristo. Da mesma forma, há pessoas neste mundo, talvez algumas nesta mesma sala, que nunca usariam o nome de Deus dessa maneira; que nunca O zombariam, ridicularizariam ou fariam piadas dEle, ou de Sua igreja. No entanto, essas mesmas pessoas não são nada mais do que “ateus práticos”. Elas admitem que há um Deus, mas vivem como se Ele não existisse ou não importasse. Essas coisas são apenas um indicador de um coração perdido!
A característica que marca tantos em nossos dias e os prova ser como esse pobre ladrão moribundo é o fato de que eles se recusam a crer em Jesus para a salvação de suas almas. Como esse homem, suas vidas giram em torno de “se”. Quando você testemunha para eles, há sempre alguma objeção, algum argumento, alguma desculpa oferecida sobre por que eles não podem e não virão à fé em Jesus. Pode parecer simples, mas é uma prova positiva de que eles estão perdidos e indo para o inferno sem Deus!
Se você se viu na pessoa desse ladrão moribundo, deixe-me dizer algumas coisas.
- Primeiro, nada pelo que você está vivendo, fora de Jesus, vale a pena morrer, Marcos 8:35-36.
- Segundo, hoje é o seu chamado para acordar. Deus está deixando você saber que precisa se voltar para Ele e ser salvo, 2 Coríntios 6:2; Isaías 55:6.
- Terceiro, há apenas uma maneira de isso acontecer: você deve crer em Jesus pela fé, ou estará perdido para sempre, João 8:24.
- Quarto, você está vivendo com tempo emprestado! O Senhor não o chamará para sempre, mas estabeleceu um dia em que você entrará na eternidade perdido, sem Ele, Gênesis 6:3; Provérbios 29:1.
- Se Jesus está chamando você, não demore, mas venha a Ele e seja salvo agora mesmo, enquanto ainda há tempo!)
II. v. 40-42 – OLHE E VEJA UM PECADOR HONESTO
A. Sua admissão
Quando este homem começa a repreender o outro ladrão, ele faz uma confissão impressionante. Ele diz: “Espere um pouco! Nós somos culpados e estamos recebendo exatamente o que merecemos!” Essa admissão revela que este homem estava sob convicção por causa de seus atos pecaminosos. Ele é um pecador honesto. A propósito, isso é refrescante para este pregador! Não há muitos pecadores restantes em nosso mundo. Pelo menos, é o que você pensaria se ouvisse as pessoas contarem!
B. Sua avaliação
Sua avaliação da situação é muito diferente da do outro ladrão. O primeiro homem estava procurando uma saída. Este homem estava procurando uma entrada! Quando ele foi pregado na cruz pela primeira vez, ele levantou a voz e zombou de Jesus também, Marcos 15:32. Mas algo aconteceu durante aquelas primeiras horas na cruz. Algo chamou sua atenção e revelou ao seu coração que Jesus não era um homem comum.
- Talvez tenha sido o silêncio de Jesus enquanto O pregavam na cruz – Isaías 53:7.
- Talvez tenha sido a graça com que Jesus respondeu à zombaria de Seus inimigos – Lucas 23:34.
- Talvez tenha sido o sinal zombeteiro que penduraram sobre a cruz de Jesus, proclamando-O Rei dos Judeus – Lucas 23:38.
Poderia ter sido qualquer número de coisas que falaram ao seu coração. Mas, seja o que for, isso lhe disse que Jesus não era um homem comum! Enquanto este homem observava a situação no Calvário naquele dia, ele chegou a ver que Jesus era o Messias e que Jesus era sua única esperança! Ele chamou Jesus de “Deus” no versículo 40. Ele reconheceu a ausência de pecado de Cristo no versículo 41. Ele até olhou para Jesus em busca de salvação no versículo 42.
C. Seu apelo
Quando este homem fala com Jesus, ele faz um pedido incrível. Ele pede a outro homem moribundo esperança para o futuro. Isso é incrível! Quando este homem olhou para Jesus Cristo, ele não viu uma vítima moribunda do sistema romano. Todos os outros, em sua maioria, viram nada mais do que outro pobre homem pendurado, machucado e sangrando em uma cruz. Mas este homem olhou para Jesus e viu Deus, versículo 40.
Ele olhou para Jesus e viu justiça perfeita, versículo 41. Ele olhou para Jesus e viu Alguém que de alguma forma conquistaria a morte; ressuscitaria; reinaria em poder e glória e estenderia graça aos indignos, versículo 42! Ele olhou para Jesus, que estava usando aquela coroa cruel de espinhos, e viu Jesus usando três coroas. Ele colocou Jesus no trono do universo chamando-O de “Senhor”. Ele colocou Jesus no trono de seu próprio coração dizendo “lembra-te de mim”. Ele colocou Jesus no trono de Davi dizendo: “Quando entrares no Teu reino”.
Na minha opinião, este homem exibiu uma fé maior do que qualquer outra pessoa em toda a Bíblia. Ele entendeu a essência de Quem Jesus era; do que Jesus estava fazendo; e do que Jesus faria. Ele não apenas entendeu isso, mas acreditou em tudo! Ele acreditou apesar de quão impossível isso devia parecer para ele na época. Este ladrão exibiu a essência da verdadeira fé em seu coração e em suas palavras enquanto morria naquela cruz, Hebreus 11:1.
(Nota: Este ladrão nos mostra onde uma pessoa deve chegar, se espera ser salva. Observe as três características da fé salvadora que ele possuía.
Primeiro, ele foi honesto sobre seus próprios pecados. Ele admitiu livremente que era culpado. Admitir que você é um pecador é o primeiro passo para chegar à fé em Jesus! Eu apenas lembraria que Jesus veio para salvar pecadores e não pessoas justas, Lucas 19:10; Marcos 2:17. Mas isso parece ser a coisa mais difícil de todas! Está ficando cada vez mais difícil encontrar pecadores em nossos dias. É fácil identificar o que chamamos de pecadores no mundo, mas precisamos entender que toda pessoa neste mundo, que está fora de um relacionamento com Jesus Cristo, é um pecador! Ilustração: Romanos 3:22. Não há diferença entre o prefeito e o funcionário público; a estrela e a prostituta; o policial e o cafetão; o médico e o paciente; e o carcereiro e o criminoso. Todos são pecadores, e o primeiro passo para resolver esses pecados é admitir essa verdade!
Segundo, ele se convenceu de que Jesus era Quem Ele afirmava ser. Enquanto Jesus for apenas outro homem, você nunca será salvo. Mas, quando você chegar ao ponto em que O vê como Deus, Salvador, Senhor e o cumprimento de todas as promessas de Deus, você pode ser salvo. Quando você entender que Ele morreu naquela cruz, como a Bíblia diz; que Ele ressuscitou, como a Bíblia diz; e que Ele o salvará quando você O chamar pela fé; você pode ser salvo, Romanos 10:9; 10:13. A fé nas reivindicações de Jesus e nas reivindicações do Evangelho é essencial para a salvação, Efésios 2:8-9.
Terceiro, ele estava disposto a clamar a Jesus pelo que precisava em sua vida. Muitas pessoas conhecem a verdade e sabem o que precisam fazer. Tudo o que falta é agir de acordo com o que sabem e clamar ao Senhor pela salvação de suas almas. Se você vier a Ele, Ele não o rejeitará, João 6:37. Se você clamar a Ele, Ele salvará sua alma, Atos 16:31; João 6:47; João 3:16; Isaías 45:22.
Você chegou ao ponto em que pode ver seus pecados? Você entende que Jesus morreu por você na cruz e que Ele ressuscitou dos mortos? Você compreende a verdade de que Ele o salvará se você se arrepender de seus pecados e clamar a Ele? Se você ainda não fez isso, deixe-me encorajá-lo a fazer isso hoje. Jesus o salvará se você apenas vier a Ele e pedir!)
III. v. 43 – OLHE E VEJA UM SALVADOR SANTO
A. Seu sofrimento
Vamos lembrar que, embora Jesus fosse Deus, mesmo enquanto pendurado naquela cruz, Ele estava experimentando a mesma angústia e tormentos que os dois ladrões estavam experimentando. A agonia era inimaginável, e o sofrimento que Jesus suportou foi muito real. Sua morte foi um evento brutal e horrível. Foi muito pior do que a mente poderia compreender.
Algumas passagens falam sobre a natureza terrível da morte que Jesus morreu, Isaías 52:14; Salmo 129:3; Isaías 50:6, Salmo 22, etc. No entanto, esses versículos contam apenas o lado físico do que Jesus suportou por nós. Sua dor foi muito mais do que física. Enquanto Ele estava naquela cruz, Ele literalmente se tornou pecado, 2 Coríntios 5:21. Ele foi julgado como se fosse o próprio pecado! Seu julgamento como pecado foi tão completo que Ele foi literalmente alienado de Seu Pai enquanto era julgado, Mateus 27:46. E, mesmo enquanto Jesus suportava tudo o que fez nas mãos dos homens e de Deus; Ele estava fazendo isso por você e por mim.
Ele estava fazendo isso por aquele ladrão que clamou em fé simples e infantil. Ele estava suportando tudo para que você pudesse se curvar diante dEle e pedir-Lhe para salvar sua alma. Ele estava fazendo isso para dizer a você: “Eu te amo!” (Ilustração: Romanos 5:8; Isaías 53:4-6)
B. Sua graça
Mesmo enquanto Jesus pendia lá em agonia naquele dia; Seu coração estava em encontrar Suas próprias ovelhas perdidas. Foi por isso que Ele veio, Lucas 19:10; Marcos 10:45. Foi por isso que Ele deixou as noventa e nove e foi atrás da ovelha perdida, Lucas 15:3-7.
A graça de Deus estava em evidência naquele dia, mesmo enquanto Jesus morria na cruz. Qualquer outra pessoa poderia ter olhado para aquele pobre ladrão moribundo e dito: “Você rejeitou o caminho de Deus em sua vida; agora você irá para o inferno em sua morte!” Mas não Jesus! Ele amou aquele pecador apesar de seus pecados e estendeu graça a ele. Quando Jesus falou com esse homem; Ele falou palavras temperadas com graça, amor e misericórdia. Ele recebeu aquele pobre homem exatamente como ele era, com toda a bagagem de uma vida desperdiçada, e Jesus salvou sua alma, na hora!
(Nota: Ele não mudou nem um pouco! Não importa para onde a estrada da vida o levou. Não importa o que você possa ter feito em sua vida. Se você vier a Jesus, encontrará um Amigo que o receberá exatamente como você é. Ele o amará, o salvará, o mudará e fará de você uma nova criatura. Ele o limpará de seus pecados e lhe dará um novo começo. Ele salvará sua alma! Foi o que Ele fez pelo ladrão. Foi o que Ele fez por mim. Foi o que Ele fez por incontáveis outros, e é o que Ele fará por você, se você vier a Ele! Ilustração: Apocalipse 22:17; Mateus 11:28; Isaías 42:3.)
C. Sua garantia
O ladrão estava procurando algo de Jesus no futuro. O que ele recebeu foi uma promessa de que tudo o que ele estava procurando acabara de ser provado a ele por seu simples clamor de fé. Jesus lhe deu uma garantia de que sua eternidade foi alterada para sempre; e que as mudanças começariam imediatamente!
Você vê, Jesus morreu primeiro, João 19:32-33, e precedeu o ladrão no Paraíso. Você pode imaginar a cena que saudou Jesus quando Ele entrou no lugar onde os santos falecidos esperavam pelo dia em que Jesus viria e morreria na cruz e pagaria sua dívida de pecado? Deve ter havido regozijo quando Abraão, José, Davi e legiões de outros se reuniram ao redor dEle e louvaram o Senhor pelo que Ele acabara de realizar. Talvez Abraão tenha dito: “Senhor, por favor, entre e sente-se conosco. Conte-nos sobre todas as coisas que Você realizou por nós hoje.” Acho que Jesus pode ter respondido: “Não, eu chegarei daqui a pouco. Vou esperar aqui perto do portão, pois estou esperando um amigo.”
(Nota: Encontrar Jesus mudará sua eternidade para sempre! Quando você encontra Jesus, você passa de “sem esperança” para “esperança”. Você passa de “perdido” para “salvo”. Você passa do “inferno” para o “céu”. Você acaba com uma garantia inabalável, à prova de falhas e eterna, João 10:28; João 6:37-40; 1 Pedro 5:7. Você acaba com um futuro que é muito melhor do que qualquer coisa que você poderia imaginar, João 14:1-3; 1 Coríntios 2:9.
Você tem essa garantia? Você quer essa garantia? É tão simples de obter quanto fazer o que aquele homem moribundo em nosso texto fez: Apenas clame ao Senhor, e Ele salvará sua alma!)
Conclusão de Lucas 23:39-43
Quando você olha para o Calvário, o que você vê? Eu vejo um Salvador que me amou tanto que Ele voluntariamente tomou meu lugar naquela cruz para que eu pudesse ser salvo dos meus pecados e evitar os fogos do inferno! Eu vejo aquela colina como o lugar onde meu passado foi apagado e meu futuro foi garantido para sempre.
É isso que você vê? Ou você se vê morrendo em seus pecados? Você se vê convencido do que precisa e de Quem Jesus Cristo é? Você vê que Ele o ama e o salvará se você vier a Ele? Se você vê sua necessidade; e se você vê que Jesus é Quem e o que você precisa em sua vida, então eu o convido a parar de olhar e vir a Ele agora mesmo. Você virá a Jesus e fará o que aquele ladrão sábio fez? Você clamará a Jesus por sua salvação hoje? Se você fizer isso, Ele o salvará!
Talvez você tenha olhado para o Calvário e percebido que precisa agradecer ao Senhor por tudo o que Ele fez por você lá. Você pode fazer isso hoje. Se seu relacionamento com Ele não é tudo o que deveria ser, você pode consertar isso também. Seja qual for a necessidade, traga-a a Ele hoje!
Esboço de Pregação Expositivo em Lucas 23:39-43 – E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.